quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Alcatra dos açores


Hoje trago-vos uma receita tradicional dos Açores "Alcatra" que é uma especialidade, não vem ninguém cá que se vá embora sem provar esse maravilhoso prato.

O segredo da carne ficar tenrinha e sucolenta é facto de ser cozida num alguidar de barro tambem feito pelos moleiros daqui da terra, pois é um barro aspero, nao vidrado (como se costuma encontrar com muita facilidade no mercado) que só aqui se faz. O facto de ser cozido em lume a lenha, que não foi o caso, mas ficou no forno toda a noite no calorzinho e o facto da carne de vaca ter osso o que é muito dificil encontarar nos talhos no Continente. Esses factos todos fazem a diferença, pois resultam numa carne que se desfia facilmente com o manejar do garfo e da faca e com um paladar inconfundivel que só se consegue apreciar aqui no Açores.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Edificio de Alfândega de Angra do Heroísmo

edificio de alfandega de Angra de Heroísmo

O Regimento do novo Corpo de Guardas da Alfândega previa para a sua composição um primeiro Sargento, um segundo Sargento, quatro Guardas de primeira classe, seis Guardas de segunda classe e doze Guardas supranumerários de 3ª classe, com a dependência directa do Juiz da Alfândega.

O Regimento prevê com minúcias os requisitos para se poder ser Guarda: só poderiam ser admitidos (artigo 2º) os que tenham mais de 20 anos de idade, um comportamento sem nota, saber "ler, escrever, e fazer as quatro primeiras operações de aritmética". Na ausência de voluntários que reunissem os quesitos enunciados podiam ser nomeados para "Guardas da Alfândega os Oficiais Inferiores, e Soldados dos Batalhões de Milicias, e Artilheiros da Costa".

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A Ilha Lilás

A Ilha Lilás
Ao centro, a ilha é marcada pela Caldeira de Guilherme Moniz, inundada pelas lavas com dois mil anos de idade do cone do Algar do Carvão, onde se encontra a maior mancha de urze dos Açores. Cenário idêntico desenvolve-se para norte, no Biscoito da Ferraria e Pico Alto, e a oeste, na Serra de Santa Bárbara, onde densas matas de vegetação endémica remetem para a floresta nativa do arquipélago, geralmente conhecida por floresta laurifólia. Não é, pois, à toa que a Terceira representa a ilha com a maior mancha de floresta nativa do arquipélago.


O verde dominante do interior da ilha esbate-se na sua periferia, onde a ocupação humana secular e o colorido do casario das localidades ditam as duas regras. E onde ganha peso a cor lilás das fachadas dos edifícios, em especial de Angra do Heroísmo.